Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Lançado documentário sobre Portinari


Levei muitíssimos anos para compreender quem era aquela pessoa que estava na minha casa e que era o meu pai”, diz João Cândido, filho único de Cândido Portinari (1903-1962), que ganha um registro importante sobre sua vida e obra no documentário "Portinari do Brasil". A vida do pintor, ilustrador e muralista é revisitada, desde sua infância em Brodowski (SP) a sua evolução como artista.




foto: divulgação

Narrado pelo ator Herson Capri foi lançado neste mês. “Mais de 95% da obra dele está inacessível à vista pública, em coleções particulares, salas de bancos e instituições privadas”, lamenta João Cândido.

“Hoje enxergo claramente que ele não deixou apenas uma obra de pintor, mas uma poderosíssima mensagem ética e humanista com valores que escorrem de cada tela”, diz.

O documentário, que já está disponível nas principais livrarias e megastores (R$ 54,90), faz parte da série "Os Grandes Brasileiros", produzida pela FBL Criação e Produção. A direção-geral do documentário é assinada por Rozane Braga e tem direção de Sonia Garcia e roteiro de Maria Gessy.

O filme tem 56 minutos de duração onde são recontados fatos decisivos na vida de Portinari como o primeiro curso de pintura, o primeiro quadro, ‘Retrato do Compositor’, em que pintou Carlos Gomes para homenagear seu pai, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, a viagem para a Europa, a união com Maria, o nascimento do único filho João Candido.

Os amigos intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira, além de sua experiência na política através do Partido Comunista e também a lenta morte por envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.

Sobre suas pinturas destaque para sua maior criação, os painéis ‘Guerra e Paz’, que fica na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O filme descreve todo o método de trabalho e execução da obra. Durante quatro anos Portinari realizou 180 estudos em murais e maquetes, pintando 14 painéis separados que acabaram sendo montados sem sua presença, já que havia sido impedido de entrar nos Estados Unidos por ser comunista.

Com Revista Cult

Nenhum comentário:

Postar um comentário