O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a realização de obras emergenciais, nesta terça-feira (29), em parte do trajeto da maria-fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei, na Região Central de Minas Gerais.
A chuva que atinge o estado fez com que uma grande quantidade de galhos e folhagens se acumulassem na estrutura metálica da ponte, provocando desvio no curso d’água. Com isso, a correnteza desbarrancou a base de pedra da ponte, o que comprometeu a estrutura da construção. De acordo com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a interrupção deve durar aproximadamente 30 dias.
A suspensão das viagens aconteceu para dar segurança aos mais de 130 mil passageiros que anualmente viajam no trem e em respeito à conservação da história do patrimônio. A FCA reitera que faz periodicamente manutenção na linha férrea que liga as duas cidades e que o trabalho inclui rondas semanais motorizadas e a pé pelos 12 quilômetros da via, reposição de materiais danificados como trilhos e dormentes, inspeções nas pontes ao longo do trajeto, entre outras ações.
A previsão é de que os trabalhos tenham fim apenas na segunda quinzena de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário