Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Projeto beneficia juventude negra de Barra Mansa

 
Município é o único do estado do Rio a ter unidade do Nufac; primeiros benefícios são oficinas de cultura e formação de renda

Barra Mansa
O caminho foi longo. O processo de escolha da instituição que ganharia o direito de implementar uma unidade do Núcleo de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (Nufac), foi feito pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Palmares. Mais de 200 instituições do país responderam ao Edital de Chamamento, entre as quais faculdades federais e estaduais.
O primeiro lugar do Brasil ficou com a ONG Amigos na Cultura, que, em sua proposta, destacou, principalmente, sua metodologia própria de ensinamento, com capacitação além da formação técnica para o trabalho. A posição na concorrência rendeu a única unidade do Núcleo no estado do Rio de Janeiro, em Barra Mansa.
Para o diretor-executivo da ONG, Marco Aurélio, além da formação para elevar a fonte de renda dos jovens e das suas famílias, o núcleo será um lugar para a formação de cidadãos. “É importante afirmar a relevância do mesmo para promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. Atuando desta forma de acordo com a lei 10639/2003, que estabelece o ensino sobre a África e a cultura Afrodescendente”, destacou.
Os benefícios já estão começando a chegar. O primeiro deles são as oficinas de cultura e geração de renda, que oferece 200 vagas para cursos de Produção Cultural, Produção de Vídeo, Editoração Eletrônica, Operador de Áudio e Figurinista. Além disso, os alunos de todos os cursos terão formação em Histórias da África e da Cultura afro-brasileira, uma vez que o Nufac é direcionado a jovens negros.
“Além do benefício social que o Nufac vai proporcionar aos moradores do município, ainda vai formar profissionais em uma área que sofre carência na região, com qualificação profissional de jovens que estão à margem da sociedade”, frisou a coordenadora geral de projetos da ONG Amigos na Cultura, Renata Cipriano.
Os beneficiados são os moradores dos bairros Paraíso de Cima, Vista Alegre e Getúlio Vargas, que foram escolhidos respeitando as exigências feitas pelo próprio edital. A seleção para as oficinas será realizada nas unidades do Ciep dos bairros citados, para todos os jovens dos bairros e não só para quem estuda nos Cieps. As oficinas serão realizadas nos locais das inscrições e no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), também parceira da ONG Amigos da Cultura no projeto.
Inscrições
Os interessados em participar das oficinas devem procurar os seguintes Cieps: 292 Jandira Reis de Oliveira, no Getúlio Vargas, CIEP 483 Municipalizado Ada Bogato, no Paraíso de Cima e Ciep 493 Profª Antonieta S. Castro, no bairro Vista Alegre.
Como pré-requisitos descritos em projeto, a equipe de técnicos, incluindo assistentes sociais, selecionará jovens negros, matriculados na rede pública, levando em conta aspectos sociais. Os jovens receberão uma bolsa-auxílio de R$ 100,00. O período de inscrições termina nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

O NUFAC e Sobre o Amigos na Cultura
Neste ano de 2013, o Amigos na Cultura está entre as 10 instituições no Brasil que implantarão o Nufac. O programa escrito pelo Amigos na Cultura recebeu a maior nota de todo o Brasil na avaliação do Governo Federal. Barra Mansa será a única cidade do estado do Rio de Janeiro a receber o projeto.
O Amigos na Cultura é uma Organização Não Governamental que realiza projetos socioculturais na região Sul Fluminense visando contribuir com o desenvolvimento social e humano de jovens moradores das comunidades periféricas através de projetos socioculturais, em parceria com a iniciativa privada e o poder público nas três esferas governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário