Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Exposição sobre orixás pode ser vista em Resende


 

Divulgação
Em destaque: Mostra explora cores, formas, detalhes e atributos
Em destaque: Mostra explora cores, formas, detalhes e atributos


A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove, em parceria com a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a exposição "Agbara Orixás", do artista Sidiney Rocha, que reúne indumentária de 15 orixás - Exu, Iemanjá, Xangô, Oyá, Oxum, Obá, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Nanã, Oxumarê, Ossaim, Logum Edé, Ewa e Oxalá, promovendo um encontro com as culturas africanas, explorando cores, formas, detalhes e atributos.

A mostra está no Espaço Z, e pode ser visitada até dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A exposição faz parte do projeto de itinerância de mostras, realizado pelo Departamento Cultural da Sub-Reitoria da Uerj, com o objetivo de fortalecer a atuação da instituição em cidades do interior do estado. A mostra já passou pela Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã da Uerj, em 2012, e agora chegou a Resende.

De acordo com o Departamento Cultural da Universidade, "a exposição não tem nenhuma intenção religiosa e pretende provocar um encontro com um capítulo da história do Brasil por meio da estética, de formas plásticas e da arte, escrito pelas mulheres africanas. Ela retrata um período da história do Brasil que culminou com a junção de elementos africanos e brasileiros. Naquele momento, negros de diversas etnias eram trazidos ao Brasil para servirem como escravos, e com eles vieram suas crenças, costumes e tradições que, adaptados ao novo contexto, sobreviveram e hoje exercem presença no cenário cultural do Brasil".

Através da representação dos orixás por meio de seus figurinos, Sidiney Rocha aplicou seus conhecimentos de estilismo, desenho de estamparia e educação artística, adquiridos no curso de Estilismo em Confecção Industrial realizado no Senai. O artista, que já atuou como carnavalesco em diversas escolas de samba cariocas, como Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel (2007 e 2006) e Unidos de Padre Miguel (2002), é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em História da Arte, pela Uerj; e em Belas Artes, com ênfase na indumentária, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Serviço
Exposição ‘Agbara Orixás' pode ser vista no Espaço Z, em Resende, até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,72396,Exposicao%20sobre%20orixas%20pode%20ser%20vista%20em%20Resende.html#ixzz2RDeODqvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário