O centenário do município de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, considerado a Capital do Tropeirismo – grande tradição gaúcha, ganhou sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (20). O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) que solicitou e presidiu a sessão, contou a história da cidade que integra a Rota dos Tropeiros e a cada dois anos sedia o Seminário Nacional e Encontro Conesul de Tropeirismo.
Agência Câmara
O evento, destacou o deputado, tem o objetivo de preservar as fortes marcas da presença tropeira na cidade. O tropeiro, explicou Assis Melo, “espalhou o progresso por onde passou, uma vez que atuou no comércio e transporte de mercadorias quando não havia estradas ou meios de transporte mecânico, tendo, inclusive, contribuído para a demarcação da maioria das rotas e estradas, bem como para a definição de municípios e cidades".
Os tropeiros, vestidos a caráter, assistiram a sessão.
Nascido em Vacaria, mas registrado em Bom Jesus, o deputado Assis Melo anunciou que pretende criar o Dia Estadual do Tropeirismo, a ser comemorado todo 20 de abril, em evento nacional; e que apresentou projeto de lei que concede a Bom Jesus o título de "Capital Nacional do Tropeirismo".
O projeto, além de prestar a homenagem ao município, visa estimular o turismo local, que será explorado em julho, com a realização da 8ª Festa da Gila e da 1ª Festa do Queijo Artesanal Serrano, produtos típicos da região.
Durante seu discurso, diante de uma plateia formada pelo prefeito Frederico Arcari Becker e vereadores da cidade, entre outras autoridades, Assis Melo também reivindicou o asfaltamento do Caminho das Neves, antigo Caminho das Mulas, que ligará a cidade à Santa Catarina.
Localizada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, a cidade nasceu de uma promessa que Manoel Silveira de Azevedo, dono daquelas terras, fez pelo bom retorno da Guerra do Paraguai. E teve seu nome originado da Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim. Assis Melo lembrou que lá passaram grandes personagens da história nacional e da Revolução Farroupilha, como Anita Garibaldi, Bento Gonçalves e David Canabarro.
Também participaram da sessão a secretária Municipal de Gestão, Leisa Magaldi Ramos; o vice-prefeito Marco Antônio Tietbohl; o presidente da Câmara Municipal, Valfredo Fonseca; os vereadores Eliseu Jacobi Garcia, Jaziel de Aguiar Pereira, Lucila Maggi Morais Cunha, Osmar Francisco Agostinho e Sérgio Augusto Billieri, além das rainha e princesas do centenário Suélem Remonti, Cíntia Andreatta e Alice Bittencourt. A sessão foi encerrada com apresentação de uma esquete teatral sobre a cidade.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário