Um dos maiores nomes do mundo do samba ganha celebrações a sua altura. O cantor e compositor carioca Martinho da Vila será o próximo artista da MPB a ter a carreira revisitada na série Permanências, que acontece na Sala de Exposições do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, Zona Norte do Rio.
Exposição apresenta trajetória artística e pessoal de Martinho da Vila.
Exposição apresenta trajetória artística e pessoal de Martinho da VilaOutra novidade será a reconstituição de parte do Butiquim, bar que o compositor manteve em Vila Isabel, em um grande shopping. O espaço era frequentado por fãs de samba, porém foi fechado com a chegada da nova direção do local. A mobília e outros objetos decorativos da antiga casa serão expostos no Imperator.
A ligação de Martinho com a Vila Isabel faz parte da programação. Em um dos espaços será exibido o vídeo do desfile desta escola de samba, campeã do Carnaval 2013, com um samba-enredo composto em parceria por Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel, que contou como é a vida no campo.
Lançamento de Sambabook acontece no mesmo dia de abertura da exposição
Aproveitando a cadência do samba e o embalo da exposição, o Sambabook Martinho da Vila será lançado em dois shows que acontecem na próxima quarta (22) e quinta (23), no próprio Imperator, com ingressos de R$ 25 a R$ 60.
O projeto multimídia reúne grandes nomes da MPB, como Pitty, Ney Matogrosso, Paulinho Da Viola, João Bosco, Casuarina, Elza Soares, entre outros, interpretando grandes sucessos de Martinho. O Sambabook chega às lojas em vários formatos: 2 CDs, DVD, Blu-Ray, discobiografia, fichário de partituras, portal na internet e aplicativos para smartphones e tablets.
Ex-amor, Roda ciranda, Casa de bamba, Segure tudo e Canta, canta minha gente são alguns dos clássicos que serão apresentados nos shows. A primeira apresentação, no dia 22, ainda terá a participação especial da Orquestra Petrobras Sinfônica.
No novo projeto, cantor recebe homenagem de grandes nomes da MPB“Chegar ao nome do Martinho da Vila foi absolutamente natural. Sua obra, sua importância, sua história, o credenciam a receber todas as homenagens que possamos fazer”, pontua Afonso Carvalho, sócio da Musickeria (criadora e produtora do projeto), responsável pela direção artística e de produção do novo Sambabook.
Sobre a seleção de repertório e convidados, Afonso dá mais detalhes: “Pensamos juntos em nomes que tivessem forte relação com o Martinho, com a sua obra. A escolha das músicas e de quem cantaria ficou mais por nossa conta: ele nos deu "carta branca" para essas escolhas, mas sempre acompanhando tudo bem de perto”.
Martinho chega aos 75 anos, completados no dia 12 de fevereiro de 2012, e aos 45 de carreira com várias celebrações. E o público agradece e aplaude.
Serviço
Lançamento do Sambabook e da exposição de Martinho da Vila
Dias 22 e 23 de maio, quarta e quinta, às 21h
Imperator - Centro Cultural João Nogueira: Rua Dias da Cruz, 170 - Méier
Informações: 2596-1090 e 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h)
(www.imperator.art.br)
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário