Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Athos em Lisboa


Parceria entre o Ministério da Cultura do Brasil, a CCR e o Museu Nacional do Azulejo, a FundAthos realiza a mostra que oferece um passeio que ultrapassa os séculos e posições geográficas.

por Régia Vitória
A exposição “Azulejos em Lisboa Azulejos em Brasília.  Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca” desembarca em Portugal com algumas das obras primas de Athos Bulcão. Leva, ainda, discussões sobre a influência da azulejaria portuguesa na azulejaria brasileira, em especial a do professor Bulcão. A mostra acontecerá de 29 de maio a 28 de julho no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa.

Parceria entre o Ministério da Cultura do Brasil, a CCR e o Museu Nacional do Azulejo, a FundAthos realiza a mostra que oferece um passeio que ultrapassa os séculos e posições geográficas revelando as possibilidades estéticas da composição modular do Brasil e do país lusitano.

Athos Bulcão é um dos principais artistas brasileiros e deixou um imenso legado para novas gerações que entram no universo da arte integrada à arquitetura. Com obras em várias cidades do mundo, a arte de Athos se destaca em Brasília, pois foi aqui que ele teve a oportunidade de colorir a cidade inteira a convite de Oscar Niemeyer, desde sua construção.
A exposição revelará a aproximação entre a azulejaria tradicional portuguesa, sua relação com a arquitetura, a conseqüente influência na arquitetura colonial brasileira e depois na que se estabelece no Brasil após a vinda da corte portuguesa. O Brasil recebe a azulejaria barroca portuguesa, usada no Brasil Colônia e com o neoclássico da vinda da corte e que ainda se mantém. Dentro desse princípio trazemos a obra de Athos Bulcão, em Brasília, como herdeira da tradição barroca.
Com a curadoria da professora Marília Panitz e produção da Fundação Athos Bulcão, a proposta é expor as plantas dos painéis criados por Athos Bulcão, fotografias dos locais onde eles se encontram, plotagens de alguns dos padrões e azulejos emoldurados, além de uma amostragem da azulejaria brasileira tradicional e de Portinari. Essas amostragens deverão ser colacadas em paralelo à produção da azulejaria tradicional portuguesa, como forma de demonstrar as proximidades e especificidades. Para isso pretendemos contar com a colaboração do Museu do Azulejo em Lisboa para conseguir emprestada alguma das obras do seu acervo, possibilitando-nos viajar pela raiz do azulejo português na azulejaria mudéjar e sua geometria como uma possível influência também na azulejaria de Athos, conforme contatos já realizados.
Mostra organizada para comemoração do Ano do Brasil em Portugal - 2013
Local Museu Nacional do Azulejo – Lisboa, Portugal
Abertura 28 de maio, 19h, para convidados
Exposição 29 de maio a 28 de julho de 2013
Entrada Franca
Classificação Livre para todos os públicos
Curadoria Marília Panitz
Projeto Expográfico Caetano Albuquerque
Apoio Embaixada do Brasil em Portugal e Gabinete C
Informações (61) 3322 7801 e fundathos@fundathos.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário