Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prêmio Culturas Populares



O Ministério da Cultura, através de sua Representação Regional, vai realizar  no Estado do Rio de Janeiro, no período de 5 a 19 de junho, sete oficinas de orientação para os interessados em concorrer ao Edital Culturas Populares 2013, que homenageia o centenário do ator de cinema Mazzaropi, estrela da época da chanchada.
Além das oficinas, já está em funcionamento, no 15º andar do Palácio Capanema, sede da Representação do MinC, o plantão de atendimento  para orientar e tirar dúvidas dos interessados.

Os proponentes poderão pegar material informativo  sobre o edital, assim como as fichas de inscrição. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Mais informações pelos telefones  (21) 3733-7123 e 3733-7124.
As inscrições  vão até 5 de julho e podem ser feitas  por via postal ou pela  internet, através do Salic Web, disponível no sitehttp://www.cultura.gov.br. Nos dois casos, o candidato deverá encaminhar  pelo Correio a documentação e os anexos exigidos pelo Edital.
Mestres e Grupos
A 4ª Edição do Prêmio Culturas Populares  vai destinar R$ 5 milhões de reais a 350 selecionados  em quatro categorias:  Mestres,  Mestres in memorian , Grupos ou Comunidades Informais  e Grupos ou Comunidades Formais. Cada premiado vai receber R$ 10 mil, já descontados os impostos. Os candidatos só podem se inscrever em uma das categorias. Serão distribuídos 170 prêmios na categoria Mestre, 170  para Grupos e Comunidades Formais e Informais e dez prêmios a Mestres in memorian.
Na categoria Mestre, podem  se inscrever as pessoas  com  grande  experiência  e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicadas às expressões culturais populares, com capacidade de transmitir seus conhecimentos e que tenham o reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, assim como de outros setores culturais.
Os mestres  já falecidos serão premiados em categoria especial  e, neste caso, as inscrições deverão ser feitas por herdeiro responsável pelo espólio . As demais exigências são as mesmas da categoria Mestre.
Na categoria Grupos e Comunidades Informais,  podem se candidatar grupos formados espontaneamente pelos membros da própria comunidade, sem registro oficial, que se dediquem às manifestações artísticas das culturas populares . O grupo deve ter no mínimo três anos de existência.
Já a categoria  Grupos e Comunidades Formais se destina aos grupos que disponham de registro oficial. Estes grupos, considerados pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos , devem atuar na área das culturas populares e ter, no mínimo, dois anos de criação.
Edições anteriores
A 1ª Edição do Prêmio Culturas Populares foi realizada em 2007 em comemoração aos 100 anos do frevo, homenageando Mestre Duda. A 2ª edição, em 2008, homenageou Mestre Humberto Maracanã, por sua contribuição às manifestações artísticas do Maranhão, incluindo o Bumba meu Boi. E a 3ª edição do prêmio lembrou Mestra Dona Izabel, artesã e ceramista do Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário