Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Casa da Hera participa da Semana Nacional de Museus

FOTO: DIVULGAÇÃO
Casa da Hera pertenceu a Joaquim Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região

Com inicio amanhã, o Museu Casa da Hera participa da Semana Nacional de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado neste sábado. Nesse ano, sua 11ª edição ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus (memória + criatividade) = mudança social.
Evento que mais comemora essa data no mundo, no Brasil a Semana é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus durante sua realização. No Casa da Hera a comunidade é convidada a participar de diversas atividades culturais e educativas ao longo da semana.
Programação
Segunda
Contar e Brincar Histórias Especial
Horário: 10 horas
A contação de histórias é uma grande ferramenta no desenvolvimento de crianças e jovens. Ela desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação e a criatividade. Uma história bem contada mexe com as emoções – alegria, medo, tristeza, euforia -, elementos tão importantes no processo de aprendizagem e na formação do indivíduo. Essa edição especial terá a participação do designer e educador, Vicente de Barros
Oficina de Brinquedos
Horário: Das 14 às 17 horas
O Museu Casa da Hera recebe o designer Vicente de Barros (PUC-RJ) para uma Oficina de Brinquedos. A atividade é voltada para o público adulto e explora a criatividade no uso de materiais e expressões culturais.
Mesa Redonda: Museu Casa da Hera e sustentabilidade
Horário: 19 horas
Local: Universidade Severino Sombra
Uma das grandes potencialidades do Museu Casa da Hera é seu espaço verde, de cerca de 33 mil m². Para explorar a temática e inspirar novos olhares sobre a Chácara, a mesa redonda “Museu Casa da Hera e sustentabilidade” receberá a diretora da Instituição, Daniele de Sá Alves, que falará sobre os jardins históricos da Casa, o designer Vicente de Barros, que abordará os diversos usos do bambu, e o professor Fabio Freitas (UFRRJ), que discutirá educação ambiental.
Terça
Encontro com Artesãos para a 2ª Mostra Inspiração e Expressão
Horário: 10 horas
O estímulo ao artesanato de identidade regional é uma maneira de fomentar a produção local e agregar valor aos produtos, uma vez que eles e os saberes que envolvem seu fazer passam a ser reconhecidos em sua individualidade. O objetivo desse Encontro com Artesãos é debater a questão visando estimular o grupo para a 2ª Mostra Inspiração e Expressão a ser realizada na Casa da Hera durante a 7ª Primavera dos Museus.
Oficina de sabão
Horário: 14 horas
Oficineiros: Equipe do Projeto “Química – Sabão Ecológico”, da Universidade Severino Sombra
A fabricação de sabão artesanal com óleo de cozinha usado é uma alternativa sustentável, pois a simples atitude de não jogar o óleo direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir os danos ao meio ambiente. Pensando nisso, pela segunda vez, o Museu Casa da Hera propõe a oficina de Sabão, realizada em parceria com o Projeto “Química – Sabão Ecológico”, do curso de Química Industrial da Universidade Severino Sombra. A ação integra a proposta do Ecoclube Manoel da Silva Rebello, o projeto de educação ambiental do Museu.
Visita mediada ao Museu
Horário: 15 horas
quarta-feira
Oficina de bordado
Horário: 10 horas
Oficineira: Gabriela Machado – Juiz de Fora-MG
Seguindo a proposta do Encontro com Artesãos, o Museu Casa da Hera convida para um momento dedicado aos fios e pontos. Essa oficina de bordado – minitrada pela arte educadora e artesã Gabriela Machado, de Juiz de Fora-MG – é um convite para qualquer artesã ou artesão que queira, através de alguns pontos, bordar suas próprias percepções, construindo, assim, obras que falem de si e para si, podendo tocar o outro com o que é particular de cada um, mas também universal; já que nunca estamos sós. Não podemos deixar de lado a arte de contar histórias, apresentar vidas. Por isso, haverá momentos de poesia, causos e danças, sempre no desejo de afirmar a prática artística dentro da dimensão cultural.
Visita mediada ao Museu
Horário: 15 horas
quinta-feira
Oficina de bordado
Horário: 10 horas
Oficineira: Gabriela Machado – Juiz de Fora-MG
Com a oficineira Gabriela Machado, arte educadora e artesã de Juiz de Fora-MG. Continuação da oficina do dia anterior. Segunda Oficina de Bonecões Zé Pereira
Horário: 14 horas
Oficineira: Tiza Vidal
Seguindo a ação iniciada no Circuito de Outono Café, Cachaça e Chorinho de 2011, o Museu Casa da Hera, em parceria com a Secretaria de Cultura de Vassouras e a arte educadora Tiza Vidal, propõem uma Segunda Oficina de Bonecões Zé Pereira. Oficina visa difundir as técnicas tradicionais de construção desses bonecos gigantes da cultura popular, através da confecção de bonecos de novos personagens da Casa da Hera
Clube de Leitura Especial
Horário: 16 horas
Nesse encontro especial, o convidado será Gutemberg Loureiro que, juntamente com o grupo, debaterá sobre o potencial da música como instrumento capaz de impulsionar as mudanças sociais.
Visita mediada ao Museu
Horário: 15:00
sexta-feira
Oficina de Ervas Medicinais
Horário: 10 horas
A Oficina de Ervas Medicinais é uma parceria do Projeto Farmasaúde, do curso de Farmácia da Universidade Severino Sombra, e o Ecoclube Manoel da Silva Rebello, o projeto de educação ambiental do Museu Casa da Hera. A proposta é conhecer mais sobre os usos medicinais de ervas que podem ser encontradas no nosso dia a dia e cultivadas em casa.
Visita mediada ao Museu
Horário: 15 horas
Apresentação Cultural – Quarteto de Flautas do PIM
Horário: 16 horas
Após o sucesso da primeira apresentação da Orquestra de Alunos do PIM no Museu Casa da Hera, encerrando a 11ª Semana Nacional, o público poderá desfrutar mais um presente do PIM, o Quarteto de Flautas. Fundamentado na música, com o apoio institucional da UNESCO e selecionado pelo MINC como um dos Pontos de Cultura nacional dentro do programa Cultura Viva, o PIM – Programa Integração pela Música - trabalha a inclusão social e o exercício da cidadania com mais de 800 alunos.
sábado
Segunda Oficina de Bonecões Zé Pereira
Horário: 13 horas
Oficineira: Tiza Vidal
Nesse segundo dia de atividades, a arte educadora Tiza Vidal dará continuidade ao processo de modelagem dos bonecos gigantes, já estruturados no primeiro encontro.
Visita mediada ao Museu
Horário: 15 horas
domingo
Visita mediada ao Museu
Horário: 15 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário