Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Funarte lança livro ‘Teatros do Rio’


Obra do diretor de arte e cenógrafo José Dias traz levantamento histórico inédito sobre as casas de espetáculos do Estado

Publicado em 27 de maio de 2013ImprimirAumentar fonte
Capa BAIXA Teatros do Rio
Capa
No dia 28 de maio, terça-feira, às 18h, no Teatro Dulcina, Centro do Rio de Janeiro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte lança o livro Teatros do Rio – do Século XVIII ao Século XX, de José Dias. A obra é um inventário comentado das salas de espetáculos do Estado do Rio de Janeiro – um panorama inédito do desenvolvimento da arquitetura cênica, que também registra a história da atividade teatral no Estado. O trabalho traz análises de cada teatro; inclui estudos sobre os projetos e as condições de sua construção; e cita espetáculos, autores e artistas que marcaram época, de 1767 a 1999. O prefácio é de Barbara Heliodora.
Reconhecido diretor de arte, cenógrafo, professor e doutor em Artes, José Dias traça, na obra, um painel dos espaços culturais fluminenses e faz reflexões sobre sua transformação. A pesquisa não se limita à análise dos teatros da capital, mas também das salas do interior. “José Dias, nome reconhecido no meio teatral, produziu uma obra de muito valor, que, como ele mesmo diz, é como um estudo ‘arqueólogico’ do teatro”, afirma o Presidente da Funarte, Antonio Grassi. “O livro é fruto de uma difícil recuperação de dados sobre teatros do Rio de Janeiro, símbolos para a cultura brasileira, muitos deles já demolidos. O trabalho pode ser considerado referência para profissionais, pesquisadores e estudantes de arquitetura cênica e artes cênicas”, conclui Grassi.
Teatros do Rio analisa a atividade teatral no período colonial, no Rio e em outros estados, desde a abertura da Casa da Ópera do Padre Ventura, no Centro do Rio; as estreias de João Caetano e das peças de Martins Pena, no Séc. XIX, no Teatro de São Pedro de Alcântara; as históricas salas cênicas do Centro da capital carioca e os espaços do polo cultural da Praça Tiradentes; os cineteatros do Séc. XX; até a criação dos modernos teatros dos “shoppings” cariocas. Os teatros de bairros; a migração das salas para a Zona Sul; os centros culturais; e os espaços não convencionais, estão entre os temas do trabalho. Ele é fruto da tese de doutoramento que Dias s ubmeteu à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 1999, a partir de material coletado em arquivos públicos, bibliotecas e até em fundos de quintal e porões, e de relatos de arquitetos, cenógrafos, técnicos e artistas.
No prefácio, Barbara Heliodora destaca que José Dias é conhecedor não somente da cenografia, como também de “todos os problemas e mistérios das instalações técnicas de que ela depende”. Para Bárbara, a obra “é uma contribuição preciosa não só para o teatro como também para todos os interessados em nossa vida cultural”.
Sobre o autor – O carioca José Dias, doutor em Artes pela ECA-USP, é professor associado da UFRJ e titular da Unirio, onde foi vice-reitor. Começou a carreira de cenógrafo em 1970, como assistente de Pernambuco de Oliveira. Desde então, já participou de mais de 370 espetáculos, no Brasil e no exterior. Foi premiado 12 vezes e recebeu 22 indicações para prêmios, como o Molière, o Mambembe e o Shell, entre outros. Na TV, trabalhou na antiga Tupi e na Globo (1974-1989), onde foi responsável pela cenografia de várias novelas, do seriado O Bem-Amado e de diversos programas. Fez mais de 20 filmes para cinema e publicidade. Prestou assesso ria técnica para mais de 90 teatros, em todo o Brasil. É autor do livro Odorico Paraguaçu – o Bem-Amado de Dias Gomes (2009).
Lançamento do livro
Teatros do Rio – do Século XVIII ao Século XXde José DiasEdição Funarte
744 páginas
Preço: R$ 70,00ISBN:978-85-7507-149-6
Dia 28 de maio, Terça-feira, às 18h
Teatro DulcinaRua Alcindo Guanabara, 17, CentroRio de Janeiro (RJ)
Compra do livro
Livraria Mário de Andrade – FunarteRua da Imprensa, nº 16 / Térreo – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Encomendas pelos tels.: (21) 2279 8071 e (21) 2279 8070
_________________________________
Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Programas Integrados
Gerência de Edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário