Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Grupo Arte em Cena apresenta amanhã a peça ‘Capitães da Areia’



Divulgação
Peça tem uma mensagem de respeito às diferenças
No palco: Peça tem uma mensagem de respeito às diferenças


Apresentado pela primeira vez no XIII Festival de Teatro Arte em Cena, o espetáculo "Capitães da Areia" volta ao palco do Teatro Gacemss amanhã, dia 28, a pedido do público. Em duas apresentações: uma às 9h e outra às 15h, a peça conta a história de crianças abandonadas que cometem pequenos furtos pelas ruas de Salvador, na Bahia.

- Esta reapresentação foi solicitada pelo público e, principalmente, pelas escolas, que estão utilizando os livros nas aulas. Para a apresentação de amanhã já temos confirmada a presença de cerca de sete escolas, mas o espetáculo não é restrito, toda a população está convidada - explica a diretora Stael de Oliveira.

Escrita por Stael, juntamente com o assistente de direção Nei Rafael, o espetáculo é uma releitura do romance, de mesmo nome, do autor baiano Jorge Amado.

- A peça foi montada o ano passado para o XIII Festival de Teatro Arte em Cena, e nos inspiramos na obra de Jorge Amado para poder homenagear o autor que completou 100 anos em 2012, e pela história social que o livro retrata - conta a diretora.

O texto é uma narrativa contada pela personagem Dora, representada por várias atrizes.
- A Dora é interpretada por várias atrizes, e cada uma delas dá à personagem uma personalidade diferente - afirma.

Além dos atores, que são alunos de teatro do Grupo Arte em Cena, apresenta no palco um grupo de capoeira.

- Com a intenção de dar mais verdade para a história, que se passa na Bahia, convidamos um grupo de capoeira para dar mais brilho ao espetáculo - diz.

Como um diferencial desta apresentação, ao final da peça, o público será convidado para um debate sobre a história contada.

- Já que teremos muitos jovens na plateia e as escolas estão trabalhando com o livro que inspira o texto da peça, ao final da apresentação vamos promover um grande bate-papo sobre a história e Jorge Amado - ressalta, destacando seu sentimento sobre o autor e o livro.

- O livro é maravilhoso, quem leu nunca esquece. Jorge Amado é incrível, é um autor que soube retratar o Brasil muito bem, além do modo especial que tem de descrever o personagem, onde cada um pode se identificar - relata.

Segundo a diretora, todos os atores leram o livro e essa é uma iniciativa bacana para incentivar a leitura.

- Para poder conhecer melhor o personagem, todos os envolvidos no espetáculo leram o livro e, por se tratar de um clássico da literatura brasileira, mostrar um ângulo diferente da história para os jovens influencia e desperta o gosto pela leitura - conta.

O espetáculo traz ao público uma mensagem social muito importante, que faz cada um dos espectadores parar para refletir.

- A peça tem uma mensagem de respeito às diferenças muito forte. Apresentar o drama que existe nas ruas e a discriminação vivida pelas pessoas, é importante para cada espectador sentir como o outro é. O teatro tem a veia do respeito para com o outro, pois consegue unir o grupo e emocionar as pessoas - diz.

A apresentação conta com trilha sonora que retrata a Bahia, com músicas principalmente de Dorival Caymmi e cenário que utiliza material reciclado retratando cartões postais baianos, confeccionado por Felipe Tonioni.
Serviço
A peça ‘Capitães da Areia' será encenada amanhã, dia 28, em duas sessões: às 9h e às 15, no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Informações e ingressos pelo telefone (24) 3343-3033.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,74024,Grupo-Arte-em-Cena-apresenta-amanha-a-peca-%E2%80%98Capitaes-da-Areia%E2%80%99.html#ixzz2UWwvKY5X

Nenhum comentário:

Postar um comentário