Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rua da Carioca: imóveis tornam Patrimônio Cultural no Rio

A prefeitura publicou nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial decreto criando o Sítio Cultural da Rua da Carioca, que abrange todo o logradouro e tomba definitivamente nove imóveis, entre eles endereços centenários como o Bar Luiz, a loja de instrumentos musicais A Guitarra de Prata e a de guarda-chuvas Vesúvio.

 
No início do ano, lojistas da Rua da Carioca não renovaram seus contratos de locação, após a Ordem Terceira da Penitência vender 18 imóveis do lado ímpar da Rua da Carioca ao grupo Opportunity. Custódio Coimbra/Agência O Globo
Uma nova categoria de patrimônio imaterial também foi estabelecida, a atividade econômica notável. Na prática, será preciso autorização para modificar a arquitetura dos imóveis e mudar o comércio local.

"Desta forma, a preservação de comércios tradicionais da rua da Carioca como a Guitarra de Prata e o Bar Luiz está assegurada", informou em nota o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão da prefeitura.

"Vivemos um momento de transformação da cidade e de valorização do seu patrimônio cultural e histórico. Por isso, nossa preocupação era não deixar atividades econômicas tão tradicionais encerrarem sua história", afirmou no comunicado Washington Fajardo, presidente do instituto.

Segundo ele, foi realizado um estudo dos imóveis da rua e esses nove comércios (veja abaixo) foram considerados patrimônio imaterial.

"É claro que essa proteção imaterial não garante uma proteção definitiva do negócio, mas ajuda no fortalecimento dessas importantes marcas se os empresários entenderem o valor cultural dos negócios."

Um dos pontos que era pedido pelos comerciantes locais não foi atendido: a desapropriação dos imóveis.

O Opportunity, que comprou recentemente parte dos imóveis da rua da Carioca, continuará dono dos casarões. Procurado, informou que está se inteirando do assunto e prefere não se posicionar.

O grupo decidiu reajustar o aluguel dos imóveis comprados. A maioria dos comerciantes não concordou com o reajuste, considerado por eles muito acima do valor de mercado, e vive sob a ameaça do despejo.

Veja quais foram os imóveis tombados
Casa Nova Zurita (Rei das Facas) - Rua da Carioca, 7 - comércio de cutelaria.
Irmãos Castro - Rua da Carioca, 15 - comércio de ferragens e utensílios domésticos.
Mala de Ouro - Rua da Carioca, 17 - comércio de malas e bolsas.
Mariu´s Sport - Rua da Carioca, 19 - comércio de equipamentos para práticas esportivas.
Padaria e Confeitaria Nova Carioca - Rua da Carioca, 21 - padaria e confeitaria.
Ponto Masculino - Rua da Carioca, 20 e 22 - comércio de roupas masculinas finas.
Vesúvio - Rua da Carioca, 35 - comércio de guarda-chuva, capas e outros equipamentos.
A Guitarra de Prata - Rua da Carioca, 37 - comércio de instrumentos musicais.
Bar Luiz - Rua da Carioca, 39 - bar e restaurante.

Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário