Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

domingo, 28 de julho de 2013

A luta de Fidel Castro contra o ditador dominicano

O engenheiro e escritor dominicano Hamlet Hermann avança na realização de um livro sobre a luta do líder da revolução cubana, Fidel Castro, contra a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo.


Por Diony Sanabia


Hamlet Hermann
Hamlet Hermann
Segundo o ex guerrilhero, a ideia foi proposta há um ano pelo recentemente falecido historiador Franklin Franco, durante a celebração do 59º aniversário do ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, em Cuba.

Esse fato, protagonizado por mais de uma centena de jovens sob a direção de Fidel Castro, em 26 de julho de 1953, constituiu o início da última etapa das lutas de libertação de Cuba que culminou com o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959.

Hermann afirmou em um artigo jornalístico que durante um encontro com o líder cubano, no passado ano, Fidel lhe comunicou a recomendação de Franco e lhe pediu sua ajuda para realizar o projeto. 

Inesquecível é o discurso de Fidel Castro em 1º de maio de 1965, quando denunciou a Estados Unidos e chamou aos povos para solidarizars-e com a República Dominicana, vítima da terceira intervenção norte-americana.

Agora, quando se fala da formação de uma Comissão da Verdade para estabelecer as responsabilidades durante a tiranía de Trujillo, deveria serem levados em conta os internacionalistas que deram o melhor de suas capacidades pela causa democrática.

Hermann prevê que terminará a obra no final do ano, para apresentá-la como homenagem ao 55º aniversário da revolução cubana.

Gostaria de entrevistar a vários dominicanos que estiveram próximos ao processo cubano no seu início, e se prepararam lá para combater ao ditador aqui, nunca traindo suas ideias como verdadeiros anti-Trujillistas, enfatizou.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário