Arte em pauta: Cultura paratiense será destaque no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro |
Amanda Teixeira
amanda.silva@diariodovale.com.br
Uma iniciativa que nasceu com o objetivo de preservar a cultura de Paraty e alavancar as produções culturais da cidade. A Caravana Paraty levará, a partir de hoje, gratuitamente, até o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro uma como grupo de ciranda, apresentações teatrais, vídeos, shows e mesa redonda. Os artistas paratienses também receberão ao palco convidados especiais do Rio, como a Orquestra Voadora, Juliana Caymmi e o rapper BNegão.
- A Caravana Paraty surgiu a partir do Defeso Cultural, que é um movimento criado nos moldes do Defeso Marítimo, que é quando os pescadores devem respeitar o período de reprodução das espécies e paralisar temporariamente suas atividades. O Defeso Cultural é um movimento que reúne músicos, atores, cirandeiros, dançarinos e bonequeiros da cidade que entendem que os locais turísticos, especialmente Paraty, precisam criar políticas públicas que protejam os períodos onde a comunidade local esteja vivenciando suas tradições culturais - explica um dos líderes do movimento, o cantor, compositor e poeta Luís Perequê.
- Essa é a primeira vez que a cidade de Paraty forma uma caravana cultural com representantes de várias artes, como dança, teatro e música. Queremos valorizar nossa cultura para poder preservá-la - acrescenta o cantor.
De acordo com Perequê, a ideia do movimento é reavaliar a relação que existe entre a cultura local e a exploração turística.
- Nós do movimento não somos contra o turismo e os eventos na cidade, nós somos contra a forma de exploração da cultura local, que chega a ser uma falta de respeito - relata.
Para Perequê o que vem acontecendo em Paraty é uma exploração inadequada das tradições da cidade pelos empresários do turismo.
- Um exemplo da descaracterização da tradição local pode ser bem exemplificado com a Festa do Divino, que é uma festa religiosa que está tendo que dividir espaço com uma programação de entretenimento para atrair mais turistas. Outro exemplo são as folias de reis, uma manifestação cultural que não pode ser transformada em produto para turista - salienta.
O movimento destaca a importância da cultura sem o envolvimento da economia.
- O que seria a cultura sem a economia? É a cultura como manifestação popular, sem usá-la como um produto - diz.
Apoios importantes
O movimento de Defeso Cultural tem recebido apoios muito importantes para a divulgação de suas lutas, como a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e o músico Gilberto Gil.
- Este ano a Flip abraçou a ideia do Defeso Cultural, e promoveu um debate com a presença de Gilberto Gil e a historiadora Mariana de Melo e Souza, com a mediação de Alexandre Pimentel, diretor da Biblioteca Parque de Manguinhos, no Rio. Foi uma mesa redonda muito importante que discutiu os diversos pontos do defeso. Durante a mesa, recordo-me que Gil falou sobre a dificuldade de conciliar a vida contemporânea e as tradições - destaca.
O apoio de Gilberto Gil é bem destacado e comemorado por Luís Perequê.
- Me encontrei com Gil no ano passado, na época apresentei o projeto a ele. Gil frisou que é preciso tomar atitudes e falou sobre a importância de preservar, estimular e difundir a cultura. Ele nos tem dado total apoio no Defeso Cultural - afirma.
Programação da Caravana Paraty, no Rio
Hoje, dia 2
Apresentação: Vídeos Dias Caiçaras, II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, Mesa Luís Perequê, Eu Brasileiro - Luís Perequê.
Sessões às 11h, 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Show Luís Perequê - Convidados Juliana Caymmi e Carlinhos Antunes
Horário: 19h
Local: Teatro II
Amanhã, dia 3
Apresentação: Vídeos Teu Canto de Praia, Manuela Sobral, Zé Kleber, Nena Gama.
Sessões às 11h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Ciranda Os Caiçaras com Café Caiçara
Horário: 16h
Local: Estacionamento
Apresentação: Flutuações - Grupo Contadores de Estórias
Horário:19h
Local: Teatro II
Domingo, dia 4
Apresentação: Chapeuzinho Vermelho - Grupo Contadores de Estórias
Horário: 11h
Local: Teatro II
Apresentação: Vídeo Viola Peregrina
Sessões às 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Show Rhandal Oliveira e Trio Compasso Livre, com PC Castilho
Horário: 19h
Local: Teatro II
Segunda-feira, dia 5
Apresentação: Vídeos Vida e Imaginário Caiçara, A História em Versos, O Canto das Canoas, Os Engenhos de Chiquinho Carneiro, A Trama das Águas.
Sessões às 11h, 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Quarta-feira, dia 7
Apresentação: Vídeos Expulsos do Paraíso, II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, II Toques de Rebeca, O Ariri, Fandango de Cananeia, A despedida, Um minuto na Rio Santos.
Sessões às 11h, 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Show Felipe Guaraná e Lucas Sales - Convidado Federico Puppi.
Horário: 19h
Local: Teatro II
Quinta-feira, dia 8
Apresentação: Vídeos Navegando entre a tradição e o novo, Gil e Perequê, Da raiz ao fruto - Guaraú, Luz do lugar, Rede Caiçara de Cultura.
Sessões às 11h e 16h
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Mesa do Defeso Cultural
Horário: 18h
Participantes: Antropólogo e pesquisador da USP, Antonio Carlos Diegues, o geógrafo e diretor da Biblioteca Parque de Manguinhos, Alexandre Pimentel, o criador da ideia, o músico Luís Perequê, e o curador da mostra de vídeos da Caravana Paraty, Bruno Tavares.
Local: Auditório
Apresentação: Realidade Negra e Jongo do Campinho da Independência - Convidado B Negão.
Horário: 19h
Local: Teatro II
Sexta-feira, dia 9
Apresentação: Vídeos Companhia Dançante Ato 10 anos em Paraty, Cia DançanteAto, Clip Silo Cultural, Oficinas de dança, De corpo e alma em Paraty.
Sessões às 11h, 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Espetáculo De Porto e Alma - DançanteAto
Horário: 19h
Local: Teatro II
Sábado, dia 10
Apresentação: Vídeos - Dias Caiçaras, Caiçara, a cultura e o mar, Cirandas Paratienses, II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara - Mesa Música Caiçara, Modas Tradicionais e Novas Composições
Sessões às 11h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Ciranda os Caiçaras com Café Caiçara
Horário: 16h
Local: Estacionamento
Apresentação: Ciranda Elétrica e Os Caiçaras
Horário: 19h
Local: Teatro II
Domingo, dia 11
Apresentação: Vídeos Xaréu, Memórias do Arraial, Patrícia Ramos Pinto.
Sessões às 11h, 16h e 17h30
Local: Cinema II (térreo - mezanino)
Apresentação: Chama Maré e Trio Mangarapira - Convidado Orquestra Voadora
Horário: 19h
Local: Teatro II
Toda a programação é gratuita e acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, nº 66, Centro - Rio de Janeiro.
Serviço
Mais informações no site [www.bb.com.br/cultura] ou no Facebook [www.facebook.com/defesocultural
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,77092,Caravana-Paraty-chega-ao-Centro-Cultural-Banco-do-Brasil-no-Rio-de-Janeiro.html#ixzz2apY7aUB3
Nenhum comentário:
Postar um comentário