Leo Carnevale leva seu teatro de rua há 25 anos para o povo carioca
Ator, palhaço e diretor de teatro, Leo Carnevale trabalha há cerca de 25 anos com pesquisa de teatro, abrangendo a comicidade popular com seus brincantes. Envolvido com estudos de construção de um ator que possa promover uma troca de pensamentos e emoções com o público, propondo o questionamento, Leo apresenta espetáculos e intervenções pelas ruas do Rio de Janeiro, onde reside, e onde mais possa chegar.
— O brincante nada mais é do que um artista de rua, um comediante popular. É o nome que o popular, a pessoa do povo que está participando de folguedo, se denomina. Ele não vai se chamar de comediante, muitas vezes acha que não tem nem direito porque falta uma formação intelectual, estudos, então se diz brincante — explica Leo.
— Algumas manifestações não têm um cunho cômico, então o popular não vai se chamar brincante. A folia de reis, por exemplo, tem uma parte que eles não chamam de brincadeira, mas o palhaço da folia é o brincante, porque está ligado ao cômico — continua.
— A partir de 1999 juntei aos meus estudos de teatro a questão da comicidade, pesquisando brincantes das festas populares brasileiras, entre eles o palhaço da folia de reis, do cavalo marinho, da brincadeira de boi bumbá e o palhaço do circo também — conta.
Em suas pesquisas Leo fez um paralelo com os atores da Commedia Dell'Arte.
— Esse paralelo é porque a comicidade popular está ligada aos artistas da Commedia Dell'Arte, um movimento que começou na Itália através de artistas populares que geralmente mambembeavam por praças, de cidade em cidade, apresentando os seus espetáculos. São artistas de rua milenares, característicos por usarem máscaras e fazerem sempre os mesmos personagens — fala.
— Se uma pessoa faz o arlequim, por exemplo, sempre o fará. E se tiver um filho e este continuar no teatro, também será arlequim. E assim com as demais máscaras, os personagens da Commedia Dell'Arte. O palhaço, de uma forma geral, também está inserido nesse lugar. E existem muitas outras ligações entre o palhaço, a Commedia Dell'Arte e a comicidade popular — expõe. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário