Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Barra Mansa pode ganhar teatro municipal




Guilherme Gomes
Administração do Clube Municipal negocia cessão do espaço da associação para a prefeitura
Proposta: Administração do Clube Municipal negocia cessão do espaço da associação para a prefeitura
Guilherme Gomes
guilherme@diariodovale.com.br
Barra Mansa
A cidade de Barra Mansa pode ganhar em pouco tempo um teatro municipal. A informação foi divulgada na tarde de hoje (10) pelo atual presidente do conselho administrativo do Clube Municipal, Ademir Melo: segundo ele, a atual diretoria do clube entrou em contato coma prefeitura e apresentou a proposta de transformar o espaço em um teatro.
- Eu acredito que o clube é um patrimônio da historia de Barra Mansa. Aqui foi onde a Princesa Isabel e o Conde D'Eu estiveram quando vieram à cidade. Atualmente nós temos dividas de aproximadamente R$ 500 mil, mas o valor do clube é de mais de R$ 6 milhões, e nós queremos conversar isso com a prefeitura. Queremos ceder o espaço para a administração pública, mas para ser usada como um teatro municipal para trazer cultura para o morador de Barra Mansa - disse.
Ainda de acordo com Ademir, as negociações com a prefeitura estão em andamento, e que o projeto que será apresentado pelo clube já foi feito pelo engenheiro Arnaldo Valiante. Segundo ele, a entrega do clube para a administração publica só será feita com o compromisso da criação de uma área cultural no espaço.
- Nossa intenção é mesmo passar a administração para a prefeitura, mas só vamos fazer isso caso eles aceitem assumir as dividas e investir para transformar o espaço em uma área cultural, pois será muito benéfica para o município, que ainda não conta com uma opção de diversão desse tipo - pontuou.
O presidente do conselho administrativo ressalta que, mesmo sem apoio, vem fazendo o possível para manter conservado o espaço de cinco mil metros quadrados, e ressalta que mesmo não realizando atividades, o clube tem passado por diversas reformas.
- Para manter o clube em condições tivemos que realizar diversas obras. Nós trocamos o piso da quadra, consertamos um encanamento que estourou próximo à área da churrasqueira e tivemos que trocar tudo. Atualmente, apenas nove membros do conselho estão trabalhando para manter o clube, e estou aqui para ajudar - disse.
Sobre os sócios do clube, Ademir diz que é muito difícil saber quem realmente ainda está associado, e que esta decisão foi tomada em consenso com os outros membros do conselho do Municipal. Ele conta que realizou um edital para saber quem realmente é ou não portador do título, mas a presença foi muito mais baixa que o esperada.
- Nós realizamos um edital com todos os sócios do clube que deviam apresentar o título e o comprovante de pagamento das últimas mensalidades, mas a resposta foi muito baixa. Muitas pessoas dizem que fazem parte, mas quando é pedido para que provem isso é muito difícil alguém que apresente os dados necessários - finalizou.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Chris Vieira, confirmou que estão sendo realizadas negociações sobre o espaço do Clube Municipal, mas preferiu esperar a assinatura do contrato para divulgar mais informações sobre o projeto.
Reclamando do abandono
A dona de casa Maria Aparecida, de 78 anos, reclamou da falta de uso do espaço do Clube Municipal e frisou que no passado o local já foi a principal opção de lazer da região. Ela também diz que o espaço deveria voltar a ser utilizado para a realização de eventos, pois iria atrair um novo público a Barra Mansa.
- Um prédio com mais de 100 anos de idade não pode ficar parado desse jeito, eu acho que nós devemos dar um jeito de voltar a usar esse espaço, que tem muita história para contar. Eu me lembro da época em que o Municipal era a maior opção para festas da região - contou.
Quem tem opinião semelhante é o estudante Romulo Alberto, de 26 anos, que diz que se lembra das domingueiras que eram realizadas no clube.
- É muito ruim a falta de espaço para diversão em Barra Mansa, mas na verdade acho que entra mais a nostalgia, pois eu comecei a sair nos bailes no Municipal. Este espaço deve ser aproveitado para algo cultural - disse.
O Clube Municipal foi à primeira edificação próxima à Câmara Municipal e hospedou a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'Eu, quando eles viajaram para a cidade para inaugurar a estação, em 1871. Não se sabe com precisão a data de conclusão da obra, mas sabe-se que a construção - em estilo neoclássico - é do século XIX, sendo uma das obras de maior importância para história do município.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,78567,Barra-Mansa-pode-ganhar-teatro-municipal.html#ixzz2eXVUXUZF

Nenhum comentário:

Postar um comentário