Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Inácio Arruda destaca contribuição do vaqueiro à arte

 O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (24), o projeto de lei que regulamenta a profissão de vaqueiro. O vaqueiro é o profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Ao saudar a decisão, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) citou seus conterrâneos, os artistas Raimundo Fagner, Patativa do Assaré e Umberto Teixeira.


Agência Senado
Inácio destaca contribuição do vaqueiro à arte  
 Os vaquerios encheram as galerias do Senado para acompanharem a votação da matéria.
“Quero registrar a presença entre nós de Raimundo Fagner, que, entre outras coisas, colocou para o Brasil inteiro o aboio, uma canção do Patativa do Assaré, que canta em versos belíssimos a luta diária dos vaqueiros conduzindo a boiada, conduzindo bem, não só para que ela pudesse dar frutos de riqueza para o nosso País, mas a satisfação e a alegria do vaqueiro ao fazer o aboio”, disse o senador. 

Segundo Inácio Arruda, “muitos deles (vaqueiros) são compositores, repentistas populares, que conhecem a vida cotidiana da construção do Brasil, de todo o nosso território, mais especialmente do Nordeste brasileiro, destacando a figura de Humberto Teixeira, que cantou o vaqueiro com a voz possante de Luiz Gonzaga, e tantos outros.

Inácio lembrou ainda a música Samarica Parteira, de Orlando Rodrigues, uma verdadeira ópera do parto, cantada por Luiz Gonzaga: “Vai buscar sinhá parteira, em cima do cavalo/ Com o vaqueiro, que é um dos mais famosos da região”, recitou, lembrando que “é uma história bonita dos vaqueiros brasileiros que ajudaram a construir a riqueza do nosso País e que mantêm a sua luta e a sua tradição”, disse ao votar favorável ao projeto.

O projeto estabelece que a contratação dos serviços de vaqueiro é de responsabilidade do administrador – proprietário ou não – do estabelecimento agropecuário de exploração de animais de grande e médio porte, de pecuária de leite, de corte e de criação. A proposição segue agora para a sanção presidencial.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário