Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Projeto de renovação da Banda São Sebastião


BARRA MANSA
Na manhã de ontem a Banda São Sebastião se reuniu com o prefeito Jonas Marins (PCdoB), em seu gabinete. Durante o encontro, o prefeito reafirmou o apoio do governo municipal à corporação musical e anunciou o lançamento, em janeiro do próximo ano, do projeto da Banda Mirim de São Sebastião. O objetivo, segundo Jonas, é possibilitar a renovação da corporação com a criação de um grupo de músicos com faixa etária entre 10 e 15 anos.
“A vocação musical de Barra Mansa começou com a Banda São Sebastião e, hoje, nossa cidade tem o maior projeto de música nas escolas do país. Não podemos deixar que a banda acabe e, por isso, vamos colaborar diretamente para que o processo de renovação seja o melhor possível”, argumentou Jonas. A seleção dos músicos mirins será feita pelos próprios membros da banda adulta, que também serão os instrutores. “Em janeiro, vamos lançar o projeto e esperamos que, em breve, a banda mirim esteja se apresentando em eventos por toda a cidade”, disse o prefeito, informando que a prefeitura irá arcar com os uniformes dos alunos, além de oferecer bolsas de estudo.
Presidente da corporação, o músico Davi de Souza, explicou que a faixa etária dos atuais membros da banda é de 45 a 80 anos. “Ainda temos fôlego, mas o processo de renovação é importante para manter a banda viva. Precisamos incentivar que crianças e jovens participem da corporação e temos certeza que o projeto da banda mirim vai colaborar para isso”, disse Davi, agradecendo o apoio do governo. “Uma cidade sem banda é uma cidade triste. O apoio do prefeito para manter nossa banda atuante é fundamental”, garantiu.
Ao final do encontro, Jonas ainda se comprometeu com os músicos a auxiliar no processo de legalização da banda. “Os advogados da prefeitura irão colaborar, dando todas as orientações necessárias para que a corporação possa se legalizar diante do novo código civil. Dessa forma, eles vão poder captar recursos de patrocínio junto a empresas para manter as atividades”, justificou o prefeito.
Centenária – Segundo registros históricos, a Banda São Sebastião foi criada no início do século XX. No entanto, a corporação só foi registrada oficialmente em cartório no dia 20 de janeiro de 1945. Hoje, 34 músicos fazem parte da corporação. Os ensaios acontecem uma vez por semana, na sede da banda, no Parque da Cidade. “Somos uma banda considerada versátil: inserimos instrumentos como teclado, violão e guitarra, e tocamos qualquer ritmo”, garantiu Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário