Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 11 de março de 2014

Riqueza cultural



Divulgação

Franciele Bueno
franciele.bueno@diariodovale.com.br

Preservar a memória e a riqueza das obras de grandes mestres ceramistas que representam o imaginário do povo brasileiro. Esse é o grande objetivo da mostra "Grandes Mestres: A Cultura Popular Brasileira Modelada no Barro" que o Centro Cultural Fundação CSN está promovendo até o dia 29, com entrada gratuita ao público. Os visitantes irão conferir o acervo de 519 peças que foram doadas pelo casal Stella e Serge Daniel que ao longo do tempo, através das várias viagens que realizaram pelo Brasil, foram colecionando novos objetos.

O público está convidado a conhecer mais do Brasil através da cerâmica nesta mostra. São peças de tamanhos, técnicas, queimas e pinturas diversas, ricas em histórias e concebidas por importantes ceramistas, como Mestre Vitalino, Manuel Galdino, Ana das Carrancas, Zé Caboclo, Manuel Eudócio, entre outros.

De acordo com a produtora cultural do Centro Cultural Fundação CSN Marina Coni, os mestres ceramistas e seus discípulos procuraram retratar em cada peça parte do cotidiano de seu povo.

- Parte do acervo retrata as festas culturais do norte do Brasil, o dia a dia de trabalho do sertanejo, entre outras representações de várias regiões do país - fala.
Além da exposição, parte do acervo também está exposto de forma permanente em uma sala no mesmo local, que leva o nome de seus doadores: Stella e Serge Daniel.

- A proposta é ampliar essa exposição, fazendo a rotatividade das peças nesta outra sala. Essa mostra tem como um dos objetivos contar a história do nosso país através deste acervo - conta Marina Coni, acrescentando que nesta sala foi criado um ambiente bem próximo ao que a doadora imaginou para o local. Marina ainda revela que entre os objetos expostos na sala, existe um que Stella tinha maior apreço.

- Há um objeto que merece destaque na sala, uma peça que retrata uma moça com um vaso na mão. A doadora coloca flores sempre vivas nesta peça para enfeitar o ambiente, aqui nos estamos fazendo o mesmo, além disso, colocamos a peça na entrada da sala chamando a atenção dos visitantes - comenta.

A mostra tem sido muito bem aceita e visitada pelo público, não só da região Sul Fluminense, mas também de outros lugares do país. Segundo Marina Coni, cerca de 300 pessoas já passaram pelo local.

- Na abertura recebemos 150 pessoas. Inclusive a doadora, a museóloga que nos ajudou na coleta do material e os próprios visitantes acabaram comentando com outras pessoas sobre esta mostra. Com isso, conseguimos até agora cerca de 300 visitas, e o que chama a atenção é que muito deles são de outros locais, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Itaguaí - fala, acrescentando que até o final da exposição, escolas de São Paulo devem conhecer a mostra.

- Iremos receber um grupo de 40 pessoas de escolas de São Paulo, e isso se deve ao sucesso que a mostra está tendo - diz.

Os visitantes, escolas e grupos em geral que não têm disponibilidade de conferir a mostra dentro do horário previsto podem agendar a visita conforme seu horário pelo telefone (24) 3343-3990 ou pelo e-mail [centrocultural.fcsn@csn.com.br].

Generosidade
O casal de doadores Stella e Serge Daniel, tinha o desejo de compartilhar com as demais pessoas a sua coleção. Sempre sonharam em mostrar estas peças para o público divulgando assim, o Brasil através da cerâmica. Depois de anos, fechado apenas ao ambiente da família, esta riqueza cultural está disponível para os olhares atentos do público que poderá conferir de pertinho uma parte da história brasileira retratada nas peças.

A produtora cultural Marina Coni, revela que o casal já havia visitado o Centro Cultural Fundação CSN e com isso resolveram doar espontaneamente para o local.

- A doação foi espontânea, Dona Stella resolveu doar após várias visitas que fez à Fundação. E quando ela nos contou do desejo de tornar seu acervo particular em algo público, ficamos lisonjeados de ter sido comtemplados com este acervo que representa a arte da cerâmica com grandes mestres - salienta.

A doadora ajudou e permaneceu disponível durante todo o processo, desde o início da doação, até a exposição ficar pronta.

- Dona Stella nos ajudou muito em tudo, desde a doação do acervo, até os pequenos detalhes. Quando transportamos o material, ela nos indicou uma museóloga para orientar esse transporte sem danos ao acervo - conta Marina Coni.
Serviço
A mostra ‘Grandes Mestres: A Cultura Popular Brasileira Modelada no Barro' pode ser vista até o dia 29, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e no sábado das 14h às 16h, no Centro Cultural Fundação CSN. A entrada do público é gratuita. Informações pelo telefone (24) 3343-3990.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,86405,Riqueza-cultural.html#ixzz2vgsgueoX

Nenhum comentário:

Postar um comentário