Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Teatro Militante para crianças e adultos

Trabalhando um teatro de militância voltado primeiramente para crianças e paralelo para adultos, o grupo paulistano Nóis Na Mala pretende viajar por todo o país com seu teatro, ideia que aparece em seu nome.
http://www.anovademocracia.com.br/129/10a.jpg
— Tudo começou quando eu e o Bruno Cordeiro, então alunos do último ano de licenciatura em arte teatro da Unesp, tivemos a ideia de reunir amigos e fazer um teatro de militância que dialogasse com as crianças — fala João Alves, integrante do grupo.
Sempre achamos que as histórias infantis tinham um cunho voltado para uma educação de direita. Nossa ideia era transformar essa realidade colocando questões políticas nos contos. Aqueles que já tinham alguma coisa nesse sentido, queríamos sublinhar mais ainda, dar relevo maior a essa questão.
O primeiro espetáculo, Uma jornada de João e Maria, estreou em 2010 focando a questão da fome.
— São duas crianças moradoras de uma pequena vila no sertão do Nordeste, que escutam os pais conversando sobre abandoná-las para que pudessem ter uma vida melhor em outro lar. Isso faz com que as crianças entrem em uma jornada cheia de desafios, com aliados e inimigos — expõe João.
— A montagem apresenta a vida em um contexto de miséria, situação extrema que leva as pessoas a tomarem decisões de limites. Em Histórias de medo, tratamos de assuntos muitas vezes evitados para crianças, como o medo. Usamos a música e o bom humor para chegar em momentos tenebrosos das histórias, sempre dialogando com as crianças — continua.
Já em Nosso meio ambiente, tratamos de questões ligadas ao cuidado com o meio ambiente, levando para o cotidiano das crianças. E assim tratamos todas as nossas montagens, sempre tendo o cuidado de chegar em uma linguagem acessível para as crianças, dentro desse contexto do social.
O grupo trabalha com contações de histórias, tendo o objetivo de estimular a leitura e a imaginação.
É importante lançar um olhar sobre a criança que a valorize como produtora de cultura, não apenas como receptora da mesma. Procuramos estabelecer um diálogo que respeite e considere seus saberes, para que a partir daí possa aprender novas coisas — explica João.
Paralelo às montagens para as crianças, passamos a montar espetáculo para o público adulto. Isso sem nenhuma intenção de parar com o trabalho para o público infantil, que achamos muito importante, significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário