Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

domingo, 14 de agosto de 2011

Expressões culturais brasileiras




Rosa Minine
Poetisa, compositora, cantora, instrumentista e produtora cultural, autora do projeto Memória Musical da Paraíba, Socorro Lira cresceu ouvindo aboios e as cantorias de viola, no meio de um povo simples da roça, na zona rural de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, onde nasceu, sem luz elétrica e outras regalias das cidades maiores, mas de intensa cultura popular. Hoje, morando em São Paulo, traz em seu trabalho a impressão de um povo, lembrança da infância e um lado urbano adquirido, e tem levado essa cultura para várias partes do mundo.


— A vida ali na roça acontecia de forma simples. As pessoas trabalham e procuravam se divertir dentro das suas possibilidades, e era uma comunidade bastante musical. Os aboios, que é o canto dos vaqueiros, eram o som mais comum por lá, mas também tinham os sanfoneiros e violeiros, os tocadores de baiões, xotes — lembra Socorro, com alegria.

— Em casa não era diferente, porque minha mãe gostava muito de aboiar, e tínhamos um rádio, no qual ouvia Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro, enfim, um rico ambiente sonoro. Trago isso na minha canção, porque não acredito numa música desenraizada. Minha arte reflete minha realidade, e a infância está dentro de mim — declara.

— Aos quatorze anos saí do meu lugar para estudar em Brejo do Cruz. Mais tarde mudei para Campina Grande, onde cursei psicologia na Universidade Federal da Paraíba. E nesse mesmo tempo trabalhava com famílias canavieiras, nos movimentos sociais, por conta dos meus trabalhos no grupo estudantil — continua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário