Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 20 de agosto de 2011

Glauber Rocha: revolucionar a arte e a vida


Por José Carlos Ruy




O legado do genial criador de Terra em Transe e Deus e o Diabo na Terra do Sol foi o rompimento com a estética americanizada e o olhar agudo sobre as contradições nacionais
Faz 30 anos que o Brasil e o cinema perderam o baiano Glauber Rocha (Vitória da Conquista, 14 de março de 1939 – Rio de Janeiro, 22 de agosto de 1981), expoente e teórico do Cinema Novo, autor de filmes antolólgicos que revolucionaram a arte cinematográfica e marcaram a cultura brasileira desde a década de 1960.
Glauber começou a filmar no final da década de 1950, tendo realizado o filme Pátio (1959) ainda no tempo de estudante. No clima político e intelectual efervescente do início dos anos 60, produziu os titulos que fizeram sua fama e legado, como Barravento (1962) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), seguidos pelos clássicos Terra em Transe (1967), que foi o manifesto de uma geração, diz a crítica Ivana Bentes, e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro(1968).
Glauber foi o porta-bandeiras de uma arte engajada e de uma estetética que, rompendo com a linguagem cinematográfica que copiava os modelos norte-americanos, fosse capaz de exprimir as contradições, complexidades e visões de mundo dos países pobres.
Depois de 1964, foi colocado, claro, na lista dos inimigos da ditadura militar (embora, no final dos anos 70, tenha reavaliado favoravelmente sua opinião sobre os militares). Com o endurecimento da ditadura a partir de 1968, as condições de trabalho ficaram cada vez piores.
Glauber, que havia sido preso em 1965, ficou novamente na mira da repressão. A prisão no final de 1970 da equipe de O Pasquim, do qual era colaborador, foi o estopim e, em 1971, partiu para um exílio quase permanente pelo resto de sua vida.
No exterior, seus filmes faziam um sucesso crescente. Barravendo foi premiado, em 1963, no Festival Internacional de Cinema da Tchecoslováquia; em 1964, Deus e o diabo na terra do sol recebeu o Grande Prêmio no Festival de Cinema Livre da Itália e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco.
Terra em Transe trouxe um reconhecimento internacional mais amplo, com várias conquistas: o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel, na Espanha, Prêmio de Melhor Filme do Festival Internacional do Cinema de Locarno (Itália), e o Golfinho de Ouro como melhor filme do ano no Rio de Janeiro. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro também conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e também o Prêmio Luiz Buñuel.
Artista de vida intensa, dizia não temer a morte. Em Sintra, Portugal, onde morou nos últimos anos, chegou a dizer ao ator Patrick Bauchau, que lá estava com Wim Wenders para filmar O Estado das Coisas, que "para a média de idade de um latino-americano, aos 42 anos já vivi bastante".
O principal, para ele, era mudar o mundo, não só no plano da estética mas, também no plano da vida, da política, da sociedade. E, baiano do sertão mas criado em Salvador, conhecia a índole brasileira como poucos. "Nossa cultura é a Macumba e não a ópera. Somos um país sentimental, uma nação sem gravata", disse certa vez (esta frase, e as seguintes, foram coletadas por Ivana Bentes e publicadas no texto “Glauber Rocha”, em http://www.vidaslusofonas.pt/glauber_rocha.htm).
A mistura, em sua memória, das leituras da Bíblia na infância, das histórias sertanejas de matadores de cangaceiros e outras lendas do interior, foram férteis e, desde muito jovem, dizia que seria um escritor para escrever "sobre minha terra. Prefiro os escritores brasileiros aos europeus.” E, aliás, tinha uma identificação forte com os românticos brasileiros.
Certa vez pediu ao poeta e jornalista baiano João Carlos Teixeira Leite (o “Joca”, dono do Jornal da Bahia,, que foi colega de escola de Glauber no Colégio Central e se tornou seu amigo íntimo): "Quando eu morrer escreva no Jornal da Bahia que, como Álvares Azevedo, foi poeta/sonhou/amou na vida".
Menino ainda, aprendeu a amar a poesia de Castro Alves, que via como um “amante das antíteses e das hipérboles”, como ele, próprio. “Sofro da mesma exaltação poética! Ao longo da minha vida, a admiração pelo poeta abolicionista só foi superada pela identificação com o cineasta russo Sergei Eisentein, fui até Moscou em 1976, para ver seus arquivos, e tenho verdadeira reverência por Bertold Brecht. Mas "a poesia e a política são demais para um só homem!"
Fiel ao lema que inventou – uma ideia na cabeça e uma câmara na mão - Apoiou a revolução cubana, filmou a Revolução dos Cravos em Portugal, em 1975, rodou o mundo para filmar as esperanças e as perplexidades dos povos, aproximou-se, em Paris, da Aliança de Libertação Nacional (ALN),encontrou-se com Luís Carlos Prestes em Moscou, em 1976. Deixou a vida jovem, com 42 anos de idade, deixando um legado de engajamento estético e político intenso, poucas vezes superado.
Filmes
Ano Filme
1962 Barravento
1963 Deus e o Diabo na Terra do Sol
1967 Terra em Transe
1968 O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
1970 Cabeças Cortadas
1971 O Leão de Sete Cabeças
1972 Câncer
1975 Claro
1980 A Idade da Terra




Documentários e curta-metragens
Ano Filme
1959 Pátio A
1959 A Cruz na Praça
1965 Amazonas, Amazonas
1966 Maranhão 66 B
1974 História do Brasil
1974 As Armas e o Povo C
1977 Di Cavalcanti
1979 Jorge Amado no cinema

Livros de Glauber Rocha:
Revolução do Cinema Novo. Alhambra/Embrafilme. Rio de Janeiro.1981.
O século do Cinema. Alhambra. Rio de Janeiro. 1985.
Roteiros do Terceyro Mundo. Org. Orlando Senna. Embrafilme e Alhambra. Rio de Janeiro. 1985.
Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. Ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 1963
Riverão Sussuarana (romance). Ed. Record. Rio de Janeiro. 1978
Cartas ao Mundo. Glauber Rocha. Organização e apresentação: Ivana Bentes. Companhia das Letras. 1997.

Livros sobre Glauber Rocha:
Bentes, Ivana. "Transe, Crença e Povo"; "Estéticas da Violência"; "Romantismo, Messianismo e Marxismo"; "Glauber e o fluxo audiovisual antropofágico" :in A Missão e o Grande Show: políticas culturais nos anos 60 e depois. Editora Tempo Brasileiro. 1999. Org. Angela Dias.
Gerber, Raquel. (org.) Glauber Rocha. Ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1977
Gomes, João Carlos Teixeira. Glauber Rocha: esse vulcão. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997
Xavier, Ismail. Sertão Mar - Glauber Rocha e a Estética da Fome.Ed. Brasiliense. São Paulo. 1983.

Na internet
Bentes, Ivana. Glauber Rocha, in http://www.vidaslusofonas.pt/glauber_rocha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário