Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Boi Juruba

O Boi Juruba é o único bloco carnavalesco de Carapebus e desfila, tradicionalmente, na segunda-feira de carnaval, sempre a partir das 16 horas, para alegria dos pouco mais de 60 moradores e cerca de mil turistas/veranistas (o número cresce a cada ano) vindos de cidades próximas, do Rio de Janeiro, Brasília, enfim, de todo Brasil. Maria Antonieta Viana de Souza, ou simplesmente Tia Maria, 65 anos,  lembra que não tinha nem luz na praia quando o grupo se juntou para brincar o carnaval. “Começamos batendo tampa de panela. A gente saía para brincar mesmo! Fazíamos mulinhas de cano e côco e vestíamos simples saias com franjas”. Depois veio o boi, que há 15 anos passou a chamar-se Juruba em homenagem ao parque.
Tia Maria só sossega depois que o boi pintadinho toma as ruelas do pequeno paraíso isolado em meio ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Há mais de 30 anos, a organização do bloco acontece em casa dela e conta outras 20 pessoas da “diretoria”. Algumas semanas antes do carnaval o grupo passa o “Livro de Ouro” na praia de Carapebus para a arrecadação de fundos. depois, as cinco costureiras de plantão montam centenas de fantasias que serão distribuídas de graça para o desfile, junto com cerveja, refrigerante e água, muita água para suportar o calor.
O bloco de arrastão é aberto pela boneca gigante Filomena, o boi Juruba (cabeça de verdade comprada no Mercadão de Madureira) e duas mulinhas, seguido pela bateria com 25 ritimistas, cerca de 200 foliões vestindo abadás e 300 com fantasias (divididos em alas), além de centenas de foliões que se juntam ao Boi Juruba.

Serviço

Quando: fevereiro.
Endereço: Praia de Carapebus
Telefone: (22) 9825-5819 (Tia Maria) / (22) 9977-7137 (Edmar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário