Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Feras Radicais: Filme a Indomável Sonhadora, de Benh Zeitlin


A pequena Hushpuppy criou um mundo próprio para lidar com os infortúnios de uma infância que está longe de ser aquela idílica para a idade. Tece longos monólogos, ou ainda, acredita conversar com um ser grandalhão que só ela vê. Seu cotidiano brutal justifica o esforço de imaginação.


Por Orlando Margarido, da Carta Capital


 
Na banheira. Dwight Henry e Quvenzhané Wallis em seu habitat hostil
A menina cresce numa zona pantanosa da Louisiana, chamada nos Estados Unidos de bayou e para os moradores apelidada de banheira pelas constantes inundações que ali ocorrem.

A força destruidora da natureza, no entanto, não é menor que o desprezo do pai viúvo e cada vez mais fragilizado, que à sua maneira tenta preparar a filha para a rudeza do destino. Este ambiente surpreendente e uma protagonista de tão pouca idade como Quvenzhané Wallis fazem de Indomável Sonhadora, estreia da sexta 22, um dos filmes mais vigorosos do ano.

O diretor Benh Zeitlin, que como sua notável pequena atriz está indicado ao Oscar, nos traz em sua estreia no longa-metragem uma façanha ao fixar sua câmera realista nessa comunidade esquecida e flagelada, ao mesmo tempo sofrida com o entorno e dele dependente para sobrevivência. Apesar das vicissitudes, o drama coletivo caminha para um sentido redentor quando um novo desafio se impõe, o que também é decisivo para uma revelação entre pai e filha. 

Essas feras de um território selvagem, como aponta o título original adaptado a uma versão nacional duvidosa, surgem condenadas na angústia daquela existência, mas como tal sabem perseverar nela.

Título original do artigo: Feras radicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário