Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Conferência de cultura é realizada em Barra Mansa




Joseane Ramos
Conferência discutiu desenvolvimento sustentável para levar à Conferência Estadual
Encontro: Conferência discutiu desenvolvimento sustentável para levar à Conferência Estadual
Barra Mansa
A Fundação de Cultura realizou no sábado a II Conferência Municipal de Cultura, no Palácio Barão de Guapy. O evento, que teve como tema "Uma Politica de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", foi a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Cultura.
Na sexta-feira, durante a abertura da conferência, o prefeito Jonas Marins (PCdoB) ressaltou que a cultura em sua gestão será diferente. Ele enfatizou que seu governo tem investido em atrações culturais para a população.
- A cultura tem que ser debatida e compartilhada com todos os movimentos e este é um momento de debate e construção, muito importante para a cidade.  Estamos investindo em atrações culturais para a população, que têm se concentrado no Corredor Cultural, aqui ao lado do Palácio de Guapy. Também estamos na eminência de inaugurar a Sala de Espetáculos, no Parque da Cidade - enfatizou.
A Cia Ballet de Barra Mansa abriu o evento, que também contou com apresentação do Grupo Abadá Capoeira, que cantou os hinos Nacional e de Barra Mansa ao som do berimbau.
No sábado, a representante da Secretaria de Estado de Cultura Cleise Campos, anunciou que a pasta vai promover curso semipresencial para formação e capacitação do setor. Ela explicou que o investimento destinado a área é proveniente do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC).
- A presença da secretaria aqui é para apresentação de um investimento bastante esperado pelo setor. Temos trabalhado intensivamente na área, e na última conferência a grande proposta que surgiu foi a capacitação do setor. Iniciamos a negociação para que dispuséssemos desse recurso, e agora a secretaria está anunciando o processo de pré-inscrição do curso de formação e capacitação da área - explicou.
Cleise salientou que o curso é destinado a gestores, conselheiros e agentes de cultura. Ela afirmou que cada prefeitura terá disponíveis quatro vagas para o curso.
- A seleção dessas vagas pode ser interna na prefeitura. Para conselheiros serão duas vagas, caso a cidade tenha um Conselho Municipal de Cultura. Os gestores de ponto de cultura terão duas ou três vagas, depende do tamanho do município e a demanda. Os agentes culturais, que são artistas ou atuantes na área que não se enquadram em outro quadro, não terão número certo de vagas - salientou, acrescentando que "a ideia do anúncio na conferência é para garantir a efetivação das inscrições do público alvo da secretaria estadual".
Cleise Campos disse que o objetivo do curso "é a formação por excelência na área". Ela enfatizou que o programa de ensino também busca promover a compreensão do contexto atual da cultura brasileira.
- Serão nove meses de aula e dois encontros presenciais. O primeiro encontro será no Rio de Janeiro e o segundo será escolhido pelo próprio aluno. Ao todo serão 800 alunos em todo o estado, com exigência do ensino médio completo. As inscrições começam no dia 2 de agosto - disse.

‘Voz ativa da população'
O representante do Ministério da Cultura nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Paulo Negrão, explicou que a partir das conferências municipais, estaduais e nacionais a sociedade passa a ter voz ativa em relação à cultura.  Ele afirmou que a ideia de "dar voz" é a base do Sistema Nacional de Cultura.
- A cultura se relaciona com outros enfoques, e é importante salientar isso. A cultura só vai ter verba maior com a participação da sociedade como um todo, porque a área sempre foi o patinho feio do país. Houve mudanças, mas ainda é necessário mais recursos - explicou.
Paulo apresentou o Sistema Municipal de Cultura, e disse que "é preciso estar atento a estrutura organizacional deste grupo".
- Primeiro, temos a Fundação de Cultura. Depois vem a Conferência Municipal e o Conselho Municipal. Com isso, instituímos o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Financiamento, que é muito importante para a cidade. Além disso, é preciso ter o Sistema Setorial de Cultura, o Programa de Formação Cultural e o Sistema Municipal de Indicadores Culturais. O barco da cultura só vai velejar bem com a participação da sociedade. Se vocês não forem capazes de mobilizar os políticos, o barco não vai velejar - disparou.
Resultados positivos

Durante o encontro foram eleitos delegados para representarem a cidade na Conferência Estadual de Cultura, três da sociedade civil e dois do poder público. A conferência estadual acontecerá em setembro e em novembro será realizado o encontro nacional.
O superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, disse que a conferência alcançou a finalidade e a ideia principal.
- A conferência atingiu seu objetivo que é de promover a discussão e a proposição de políticas públicas voltadas à cultura do município - comentou.
Ao final da conferência foi aprovada a proposta de mudanças na Lei Orgânica do município, no capítulo da cultura. Entre as alterações sugeridas estão as criações do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.
A gerente de Cultura do município, Graça Dias, elogiou a aprovação da proposta. Ela salientou que as ideias serão apresentadas ao prefeito e encaminhadas à Câmara Municipal para aprovação.
- Essa lei é muito antiga e é preciso adequá-la ao Sistema Nacional de Cultura para que o município possa receber verbas federais - finalizou.
Secretaria rural realiza conferência de desenvolvimento sustentável
A I Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Barra Mansa foi realizada na última quinta-feira, na sede do Sindicato Rural, no bairro Ano Bom. O objetivo da conferência foi obter sugestões de desenvolvimento para as conferências estadual e nacional.
A atividade foi dividida em quatro grupos de discussão, baseados em documentos da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). A juventude e a valorização do campo foram os destaques na edição.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado, afirmou que "é importante ter políticas públicas de incentivo que atendam as necessidades do homem do campo".
- Esta foi a primeira conferência voltada para o setor rural que realizamos em Barra Mansa. Foi muito produtiva e daqui vamos elaborar um documento com metas para as próximas conferências. Tenho certeza que o objetivo, de valorizar o trabalho do homem do campo, será atingido - afirmou.
Também participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Ricardo Nunes; a representante da Emater - Rio, Tânia Alencar; e o vereador Carlos de Carvalho, o Beleza (PSC).


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,76898,Conferencia-de-cultura-e-realizada-em-Barra-Mansa.html#ixzz2aTNDUVX5

Nenhum comentário:

Postar um comentário