Começou nesta quarta-feira (13) uma missão realizada pelo Ministério da Cultura que levou nove maestros brasileiros para estudar a implantação e resultados do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis da Venezuela, política pública que ficou mundialmente conhecida como El Sistema. O El Sistema ensina música atualmente a 400 mil jovens em 285 núcleos espalhados pelo país.
A ideia é vivenciar a experiência do El Sistema e de projetos brasileiros bem-sucedidos junto a comunidades carentes para elaborar uma metodologia inovadora a ser aplicada nos Centro das Artes e Esportes Unificados (CEUs).
A missão acontece até o dia 16 e reúne os maestros Ricardo Castro (Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e criador do projeto Neojiba - BA); Cláudio Cohen (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro - DF); Arthur Barbosa (Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho - CE).
Os representantes do estado de São Paulo são os maestros Carlos Moreno (Orquestra Sinfônica de Santo André); Roberto Duarte (Orquestra do Theatro São Pedro); e Carlos Lima (regente e criador da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana). Eliseu Ferreira (Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás) e Lenir Boldrin (coordenador e produtor musical) completam o grupo.
A coordenação técnica do convênio Brasil-Venezuela está a cargo do maestro Amilson Godoy, criador do Instituto Amilson Godoy de Arte e Cultura, que objetiva captar recursos para o ensino de música erudita e popular em comunidades carentes em todo o Brasil e criar novas Orquestras Sinfônicas para suprir a demanda destes novos profissionais em início de carreira.
Programa da Missão
Na quarta-feira (13), os maestros visitaram o Centro de Acción Social por la Música (CASPM) - Sede Acadêmica da Fundação Simón Bolivar; e o Núcleo Montalbán. Hoje, eles conhecem o Centro de Luteria de Los Chorros e o Núcleo Guarenas.
Em visita ao Conservatório Simon Bolivar, na sexta-feira (15), o grupo se encontra com Verónica Rodríguez, sub-Diretora Acadêmica. No mesmo dia, está também programada visita ao Núcleo Sarría. E, no sábado (16), a missão encerra a programação em Caracas, em visita ao Núcleo Los Chorros.
CEUs
O Ministério da Cultura vai investir R$ 3 milhões na compra de instrumentos visando ter nas cinco regiões do país uma corporação mínima musical com perfil clássico, ou seja, violinos, violas, violoncelos etc. Os maestros realizarão aulas magnas e contribuirão para o enriquecimento dos conteúdos que serão desenvolvidos. Serão formados grupos em CEUs de Salvador (BA), Goitacazes (MG), Mogi Mirim (SP), dentre outros estados.
O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. São 360 CEUs distribuídos em todas as regiões do país.
Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário