Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sinfônica de Barra Mansa vence concurso de bandas



FOTO: DIVULGAÇÃO
Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes entrega o troféu de primeiro lugar ao representante da Banda Municipal de Barra Mansa

BARRA MANSA/RIO DE JANEIRO
A Banda Sinfônica de Barra Mansa foi a grande campeã do projeto Banda Larga 2013- Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto Banda Larga é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, e conta com a supervisão geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, em colaboração com o Prof. José Maria Braga, diretor da Escola de Música Villa-Lobos. A Coordenação Pedagógica é de Carlos Belém, e a produção, da Zucca Produções. A edição de 2013 contou, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
O evento, foi realizado no último fim de semana e contou com a presença de dez bandas marciais de cinco municípios do estado do Rio de Janeiro reuniram-se no palco do Teatro João Caetano. Com o objetivo de preservar as bandas e profissionalizar seus músicos, o projeto premiou a Banda Sinfônica de Barra Mansa com R$ 8 mil, pela 1ª colocação; a Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói, com 5 mil reais pelo 2º lugar; a Sociedade Beneficente Euterpe Friburguense, de Nova Friburgo, com 3 mil reais pelo 3º lugar; e a Banda Municipal de Itaguaí, levou o troféu de ganhadora do voto popular. 
Cada banda executou três peças: um dobrado (gênero específico para bandas), uma obra livre e a peça de confronto “Abertura para Banda”, de Ernani Aguiar, membro da Academia Brasileira de Música e professor da Escola de Música da UFRJ.  A peça foi encomendada ao compositor especialmente para a Maratona de Bandas.
Os professores que acompanharam as bandas nos cinco polos por onde o projeto Banda Larga passou este ano formaram a comissão julgadora.  Coube ao Coordenador Pedagógico Carlos Belém – que está no projeto desde a primeira edição – encabeçar a banca, que contou também com o supervisor José Maria Braga, da Escola de Música; os maestros e professores de regência Antônio Henrique Seixas e Marcelo Jardim; e o professor de sax e clarineta José Rua. Além dos jurados, houve também votação popular.
Enquanto todos aguardavam a apuração dos votos, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, a convite da organização do projeto, fez um concerto especial para o público. Apresentação, aliás, mais do que especial, já que três integrantes da orquestra fizeram parte do projeto Banda Larga: o maestro Antônio Henrique Seixas, José Rua (clarineta) e Marco Túlio (sax soprano).
Além da competição, a Maratona de Bandas foi também um momento de homenagens carregadas de emoção. A Sociedade Beneficente Euterpe Friburguense, de Nova Friburgo, que completa 150 anos de existência, aproveitou para entregar a distinção de Embaixadora Sesquicentenário à Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário